As Faculdades INTA em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJC) promove nesta sexta-feira e sábado, 16 e 17, o curso de formação de conciliadores e mediadores, criado através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mediante convênio firmado com o TJC e por seu compromisso social, as Faculdades INTA é a primeira instituição da região norte a receber o curso. Participam do encontro professores, estudantes do curso de Direito, colaboradores da instituição e pessoas ligadas ao poder judiciário.

O intuito do evento é preparar e capacitar, além dos professores, universitários e também a comunidade, a atuar como conciliadores no centro judiciário de solução de conflitos aqui em Sobral. O juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira conta que esse centro terá um servidor capacitado para tratar as questões de conciliação e mediação no âmbito do Poder Judiciário na forma pré-processual. “Nós vamos abrir espaço para resolver a questão, que poderá ser homologada pelo juiz da vara competente, e assim solucionar o conflito sem que haja uma demanda mais demorada e principalmente atendendo mais rapidamente ao interesse da comunidade”.

Sobre o convênio com o INTA, o magistrado ressaltou principalmente a importância do compromisso social assumido pela instituição. Ele contou ainda sobre as próximas fases do curso. “Finalizada essa etapa, os aprovados passam para a segunda fase que é o estágio probatório, que será de 60 horas. Ao final, os aprovados com 120 horas de curso receberão um certificado de formação em conciliação e mediação e poderão atuar tanto na esfera pública quanto privada”, explica.

 

Victor Mesquita