Histórico

O Centro Universitário Inta – UNINTA, anteriormente denominada Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, foi criado em 09 de agosto de 1999, tendo seu Registro no Cartório do 3º Ofício da cidade de Sobral – CE, às fls. 72-79, no Livro A-2, com prazo indeterminado de duração, com sua sede situada à Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 700 – Bairro Dom Expedito, na cidade de Sobral, no Estado do Ceará, mantido pela Associação Igreja Adventista Missionária –
AIAMIS
, com sede na cidade de Sobral, sob o CNPJ 03.365.403/0001-22 e é reconhecida pelo Município, Estado e União, como Pessoa Jurídica de Utilidade Pública.

Considerando a instituição como ambiente propício para a operância, investigação, criatividade e busca do novo, o Magnífico Reitor Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, fez realizar estudos no sentido de diagnosticar a situação da educação na sua região de abrangência.

Com a constatação da necessidade de criação de novos Cursos Superiores Presenciais na região surgiu, em 1999, em Sobral, o Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, embrião do que viria a ser o UNINTA, que a princípio criou o curso de Bacharelado em Teologia, como determinação de sua mantenedora para depois dar início a uma série de Cursos de Graduação que atendem estudantes provenientes de aproximadamente 60 (sessenta) municípios da Zona Noroeste do Ceará, com população estimada de 1.800.000 (um milhão e oitocentos mil) habitantes.

Foi através da Portaria nº 1.744 de 07 de julho de 2003, com publicação no Diário Oficial da União em 08 de julho de 2003 que o Ministério da Educação credenciou o então Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, autorizando seu primeiro curso de Graduação em Teologia, através da Portaria nº 1745 de 07 de julho de 2003.

Dando início as suas atividades acadêmicas no âmbito da Graduação para os estudantes do curso de Teologia, no ano de 2003, o INTA, em cumprimento a Resolução nº 01/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e da legislação vigente, abriu as portas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu que, atualmente, se desenvolvem e crescem cada vez mais devido à procura de estudantes egressos da Educação Superior em suas diversas áreas ofertadas tais como Educação, Direito, Saúde, Informática e MBA.

O então INTA, fazendo cumprir as metas do seu Plano de Desenvolvimento Institucional foi submetido, no ano de 2005, a autorização do curso de Licenciatura em História, do Programa Especial de Formação Docente – PRODOC e do Bacharelado em Serviço Social.

No final de 2006, o curso de Licenciatura em História foi autorizado, no mesmo ano foi ainda solicitada à autorização do Curso de Licenciatura em Pedagogia e o reconhecimento do curso de Bacharelado em Teologia.

Em 2007, foram obtidos as autorizações dos cursos de Bacharelado em Serviço Social, Medicina Veterinária e Licenciatura em Pedagogia e o reconhecimento do curso de Bacharelado em Teologia. Neste ano foram ainda solicitadas autorizações para os cursos de Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Fisioterapia e Licenciatura em Educação Física.

O Programa Especial de Formação Docente – PRODOC, o curso de Bacharelado em Enfermagem, o curso de Bacharelado em Fisioterapia e o curso de Licenciatura em Educação Física tiveram as autorizações publicadas no ano de 2008. Com a necessidade advinda de seus novos cursos de graduação, foi iniciado no referido ano, a ampliação de seu campus com a construção de salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, Hospital Veterinário para Grandes Animais, estacionamento, Clínica Escola de Fisioterapia e ampliação do Hospital Veterinário de Pequenos Animais.

Ainda em 2008, houve a necessidade de realizar investimentos em tecnologia com aquisição de computadores, sistema de som e vídeo para salas de aulas e laboratórios de informática, além da aquisição de um acervo bibliográfico que atendesse os diversos cursos já em funcionamento, além da ampliação dos campos de estágios com convênios efetivados. No mesmo ano foi solicitada também autorização, para cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, para os cursos de Bacharelado em Farmácia e Bacharelado em Nutrição.

No ano de 2009 os cursos de Bacharelado em Farmácia e Bacharelado em Nutrição tiveram sua autorização publicada, dando início as suas atividades neste mesmo ano.

Em 2011 ocorreu o reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em História e Bacharelado em Serviço Social. Ainda no referido ano, o INTA recebeu as visitas in loco para o credenciamento da IES para Educação a Distância.

Os cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Educação Física na modalidade a distância e de Bacharelado em Medicina e Direito na modalidade presencial, receberam visita in loco para autorização no ano de 2012. Os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Medicina Veterinária, Bacharelado em Fisioterapia e Bacharelado em Enfermagem foram reconhecidos pelo Ministério da Educação no mesmo ano.

Abrindo as portas para a mobilidade internacional (intercâmbio), o INTA passa a manter convênios de intercâmbio com a Newbold College (Reino Unido), Aveiro, Lusófona, Universidade de Trás-os-Montes a alto douro em Portugal, para a realização de intercâmbio cultural linguístico internacional e com o Instituto de Formación Empresarial (Montevideo) para o desenvolvimento educacional e cultural entre as instituições. Cumprindo o Plano de Desenvolvimento Institucional, a instituição implantou a Clínica de Psicopedagogia para desenvolvimento das suas atividades práticas, de responsabilidade social e extensão.

No ano seguinte, 2013, os cursos de Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo obtiveram sua autorização, além da obtenção do reconhecimento do Mestrado em Ciências Biológicas na área de Biotecnologia.

Em 2014 ocorreram as publicações dos atos autorizativos do curso de Bacharelado em Medicina (autorização); recredenciamento institucional do curso de Bacharelado em Farmácia (reconhecimento), realizando também o credenciamento institucional, na modalidade a Distância, do curso de Bacharelado em Biomedicina (autorização), do curso de Educação Física na Modalidade à Distância (autorização), do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância (autorização), curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância (autorização), do curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada (autorização), do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção (autorização), do curso de Bacharelado em Enfermagem (renovação de reconhecimento), do curso de Bacharelado em Farmácia (renovação de reconhecimento), do curso de Bacharelado em Fisioterapia (renovação de reconhecimento), do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária (renovação de reconhecimento), do curso de Bacharelado em Nutrição (renovação de reconhecimento) e do curso de Bacharelado em Serviço Social (renovação de reconhecimento). Também foram ampliadas as salas de aulas, laboratórios para as aulas práticas, laboratórios de ensino, construção de novo auditório, dentre outros.

Em 2015 as visitas in loco ocorreram para os cursos de Bacharelado em Odontologia e Psicologia e o recredenciamento institucional. Executando as metas do PDI 2014, foi solicitada, em 2018, a autorização dos cursos, na modalidade a distância, de Gestão em Recursos Humanos, Bacharelado em Administração, Bacharelado em Teologia, Bacharelado em Jornalismo e Bacharelado em Serviço Social. Além disso, recebeu também a publicação do ato autorizativo de renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em História.

Ao implantar o Núcleo Atendimento e Práticas Integradas – NAPI, o então Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA entregou à comunidade acadêmica, em 2016, um local voltado para atendimento a comunidade do entorno, salas para práticas acadêmicas, onde são desenvolvidos atividades de Ensino, Extensão, Ligas Acadêmicas e Responsabilidade Social. Os cursos de Bacharelado em Odontologia e Psicologia tiveram suas autorizações publicadas, bem como o reconhecimento do curso de Bacharelado em Comunicação Social /Jornalismo e a renovação de reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Licenciatura em Educação Física.

Ao receber o credenciamento como Centro Universitário, que caracteriza a instituição pela excelência do Ensino oferecido, comprovando a qualificação do corpo docente e pelas condições do trabalho acadêmico ofertado à comunidade, o Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA passa a ser Centro Universitário Inta – UNINTA, no ano de 2017, Portaria Ministerial Nº 831, de 11 de julho de 2017 – DOU de 12 de julho de 2017. Tendo autorizados via Ministério da Educação, os cursos na modalidade a distância de Bacharelado em Teologia e Bacharelado em Administração, obtendo também o reconhecimento do curso de Bacharelado em Biomedicina.

Nesse ínterim, foi aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUNI da IES os cursos na modalidade Presencial de Administração (Bacharelado), Cinema e Audiovisual (Bacharelado e Licenciatura), Design de Interiores (Tecnológico), Educação Física (Bacharelado), Gastronomia (Tecnológico), Gestão de Recursos Humanos (Tecnológico), Jogos Digitais (Tecnológico), Marketing (Tecnológico), Medicina Veterinária (Bacharelado), Moda (Tecnológico), Publicidade (Tecnológico) e os cursos na modalidade à Distância de Administração (Bacharelado), Biologia (Licenciatura), Ciência Econômica (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Design de Interiores (Tecnológico), Educação Física (Bacharelado), Gastronomia (Tecnológico), Gestão Ambiental (Tecnológico), Gestão da Tecnologia da Informação (Tecnológico), Gestão de Recursos Humanos (Tecnológico), Gestão Financeira (Tecnológico), Gestão Hospitalar (Tecnológico), Gestão Pública (Tecnológico), Jogos Digitais (Tecnológico), Jornalismo (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Logística (Tecnológico), Marketing (Tecnológico), Matemática (Licenciatura), Negócios Imobiliários (Tecnológico), Publicidade (Tecnológico), Serviço Social (Bacharelado) e Teologia (Bacharelado). Para contribuir ainda mais com a Educação Superior, o Centro Universitário Inta – UNINTA criou 29 (vinte e nove) polos de educação a distância no decorrer do mesmo ano.

Em 2018, o UNINTA tem seus atos regulatórios renovados para os cursos de Fisioterapia (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado), Medicina Veterinária (Bacharelado), Serviço Social (Bacharelado) e Nutrição (Bacharelado), além do reconhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado). Ainda no mesmo ano foi aprovada, através do Conselho Universitário – CONSUNI, a criação de mais polos de Educação a Distância, bem como o curso de Segurança Pública (Tecnológico) na modalidade a distância.

Além disso, recebeu a visita de reconhecimento do curso de Medicina, que obteve conceito máximo (5) em todas as dimensões avaliadas. Além disso, foram reconhecidos os cursos de Licenciatura na modalidade a distância: História (conceito 4), Educação Física (conceito 4) e Pedagogia (conceito 5).

Atualmente o Centro Universitário INTA – UNINTA conta com mais de 60 (sessenta) cursos de Graduação nas modalidades Presencial e a Distância, 100 (cem) polos de educação a distância, no Brasil e 01 (um) polo em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Além disso, conta ainda com 01 (um) mestrado em Ciências Biológicas na área de Biotecnologia, 02 (dois) Minters – Saúde Coletiva (UNINTA/UNICAMP) e Ciências Veterinárias (UNINTA/UECE) e, aproximadamente, 100 (cem) Cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

O Centro Universitário Inta – UNINTA destaca-se como Instituição séria, participativa na comunidade, inclusive estabelecendo parceria com outras Instituições de Ensino Superior no sentido de acolher estudantes em suas salas de aula, em seus Laboratórios, além da utilização de sua Biblioteca e eventos interinstitucionais. Cumprindo, dessa forma, sua missão de promover Educação Superior de qualidade, formando cidadãos capazes de transformar a realidade social com base em inovações científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, respeitando os princípios éticos, culturais e humanistas e visando o desenvolvimento da sociedade.

Brasão INTA

O Brasão do INTA é composto de um escudo e de uma faixa com significados particulares. No escuro encerra as crenças e valores defendidos pelas Faculdades INTA, por meio das cores, objetos e figuras que o compõem, a saber:

Cores

  • Vermelho: Denota o arrojo e bem sucedido empreendimento educacional a que se propõem todos os que fazem esta casa de Ensino Superior
  • Azul: A generosidade com que nos aplicamos à nossa missão
  • Verde: A esperança que permeia as nossas ações
  • Branco: A nossa opção pela paz como modo de vida
  • Amarelo: A nossa busca obstinada pela excelência educacional
  • Preto: Onde não houver luz o INTA se propõe a brilhar

Objetos

  • O Castiçal: nos remete à herança bíblica que nos foi legado pela cultura hebraica
  • O Sol: Jesus o Sol da Justiça como apanágio de nossos labores
  • As Pombas: Uma referência aos três aspectos da educação que o INTA busca: pesquisa, ensino e extensão como instrumento da emancipação educacional e da paz mundial
  • O Globo: O nosso lar, que temos a responsabilidade de preservá-lo por destinação divina
  • A Sigla INTA: Instituto Superior de Teologia Aplicada
  • A Faixa: Com a expressão latina: “Educare Et Redimere” (Educar é Redimir), se exprime objetivamente a missão do INTA – Educar objetivando a Redenção humana