As Faculdades INTA, junto com o Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT promoveram uma ação com o tema “Transportando Saúde nas Cidades”, na última segunda, 29, voltada para os taxistas e mototaxistas no teatro São João.

O evento buscava conscientizar e orientar os profissionais de transportes sobre os cuidados com a saúde através de atividades e aconselhamentos. A ação social contou com diversas estações de saúde, cada uma delas disponibilizando serviços de uma área específica.

Para David Carlos de Carvalho de Sousa, mototaxista, esta ação foi de bastante relevância, pois constantemente na sua área de trabalho, o profissional passa a maior parte do seu tempo sem desenvolver atividades físicas e, devido á correria, podendo adquirir diversos problemas de saúde futuramente. “Ter os profissionais de saúde à disposição é importante, pois mantêm as pessoas atualizadas com os cuidados necessários para garantir uma boa saúde”, avalia.

Os acadêmicos das Faculdades INTA participaram ativamente do evento, fazendo atendimento e cadastrando o público em geral para posterior oferta destes serviços. Além de aconselharem, os alunos também puderam por em prática seus aprendizados, supervisionados por profissionais.

Para a acadêmica do 6º semestre de Nutrição, Maria Deusa Parente de Silva, este evento é, para sua área de trabalho, uma forma de motivar as pessoas a terem uma boa alimentação. Ela espera que com as orientações concedidas aos motoristas possam conscientizá-los para que tentem melhorar seus hábitos em prol de uma vida mais saudável.

De acordo com a Pró-diretora de Extensão e Responsabilidade Social das Faculdades INTA, Regina Aguiar, a importância de todas as ações que são relacionadas à responsabilidade social é formar na população uma consciência de saúde, de cultura. “A faculdade não é só a teoria na sala de aula, o importante da faculdade é a extensão, é o que você faz fora dela para tornar uma consciência mais abrangente na saúde e na promoção de saúde para a comunidade”, explica.

As áreas disponibilizadas para atendimento foram as de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e uma orientação ao combate ao uso de álcool e drogas. Os atendimentos foram realizados também por alunos do INTA, dos referidos cursos.

 

Pablo Venuto