Na última quarta-feira (29) a Pró-Reitoria Executiva de Educação a Distância (PROEAD) do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou o III Encontro Nacional Virtual de Pólos, que foi transmitido ao vivo. O evento teve como objetivo informar os responsáveis pedagógicos pelos Pólos sobre assuntos fundamentais para o desenvolvimento das atividades, bem como dialogar e esclarecer dúvidas sobre temáticas gerais.

Estiveram presentes os professores Lyryal Rolim, coordenador do curso de Educação Física, Juliana Linhares, coordenadora do curso de História, Sheila Alves e o Diretor de Inovação Educacional, Dr. João José Saraiva. Durante o encontro foi apresentada a proposta de Inovação Educacional UNINTA EAD no que diz respeito aos subsídios informacionais oferecidos aos estudantes no seu processo de aprendizagem.

Para a Profa. Sheila Alves, “a curadoria pode ser definida como uma ferramenta inovadora, a qual reúne o que de mais contemporâneo foi publicado sobre determinado assunto, cujo objetivo central é contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra efetivamente. Dessa forma, os professores vão curar os conteúdos, trazendo uma linguagem mais aproximada do aluno, no sentido de facilitar sua compreensão, além de instigá-lo a ler com mais precisão os artigos-base através do guia de estudos”, explicou.

Segundo a professora Juliana Linhares, “a proposta do Material Didático construído no modelo de Curadoria é bastante inovadora na medida em que proporciona aos estudantes o contato direto com os autores renomados da sua área de estudo. A curadoria traz além do artigo ou capítulo de livro selecionado pelo autor, um resumo e guia de estudo para facilitar a compreensão do que está sendo estudado. Temos a certeza que nossos professores/autores estão preparando nosso discente de forma excelente para a vida acadêmica e profissional “, destacou.

De acordo com o professor Lyryal Rolim “a imaginação de “curadoria” nos envia quase que imediatamente ao termo utilizado de maneira mais habitual por museus e bibliotecas, especialmente em relação a coleções de elementos físicos. Em sua etimologia, o termo curadoria está ligado ao ato de curar, zelar, vigiar por algo: uma apreciação originalmente relacionada aos campos do direito e das ordens monacais. Com o desenvolvimento social, o termo passa a relacionar-se com o campo das artes, dos museus, das bibliotecas e de seus respectivos acervos”, ressaltou .

A ideia de curadoria é aplicável a uma extensa gama de atividades acadêmicas, sendo passível de ser cogitada por gestores de repositórios digitais, dentre outros, assim como a disponibilização de acesso a estes materiais garantindo a preservação ativa através dos criadores de conteúdos e dos curadores digitais em potenciais.

A Curadoria Digital abrange o conjunto das atividades existentes na gestão de dados segue desde o planejamento da sua criação, passando pela digitalização ou criação, buscando assegurar a disponibilidade e ajustamento para a manutenção destas informações. O processo também inclui o gerenciamento de uma ampla quantidade de informações fidedignas para seu uso, o que visa garantir que as mesmas estejam concretas e acessíveis.

O evento foi veiculado ao vivo para todos os Pólos do UNINTA e a gravação ficará disponível para futuro acompanhamento.