Nos dias 12 e 13 de março as Faculdades INTA receberam a visita de uma comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para autorizar a oferta de dois novos cursos de graduação, na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os cursos a serem autorizados são os de Administração e Jornalismo.

A equipe do MEC esteve reunida com a diretoria da instituição, colegiado de professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE), o setor responsável por elaborar a estrutura dos cursos. Durante a visita, os avaliadores puderam conhecer as instalações, laboratórios, material didático, biblioteca e sistema de avaliação, além de sabatinar os coordenadores dos cursos de Jornalismo e Administração EaD, Thiago Mena e Amaury Portugal.

O planejamento dos cursos teve em média um ano de duração e contou com a mobilização e empenho de toda a instituição, em especial a Pró-diretoria de Desenvolvimento Pedagógico (PRODI), Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica (PRODIPE), os coordenadores, professores e tutores. Toda a estrutura foi elaborada para oferecer um ensino de alta qualidade e inovador.

O professor Thiago Mena ressaltou a importância do ensino a distância como uma nova forma de acesso a educação superior aliada a tecnologia, que hoje é parte integrante e possui grande relevância na vida das pessoas, com destaque para o jornalista, que utiliza as mídias como forma de comunicação diária. “Acredito na educação a distância como uma tendência no ensino da atualidade”, comenta.

Amaury Portugal também destacou a tecnologia e as novas mídias como ferramentas que possibilitam uma nova proposta para todas as pessoas que, por questões sociais e geográficas, não têm acesso à educação, e completa: “é uma proposta que vem de encontro à necessidade do mercado e se mostra algo muito promissor. O INTA está sempre enxergando o futuro e pensando em novas possibilidades”.

O Ministério da Educação não define uma data específica para a divulgação da aprovação dos cursos, mas a direção do INTA estima que deve receber o resultado até o segundo semestre de 2017. Atualmente, o INTA oferece três cursos de graduação a distância, que são os de História, Educação Física e Pedagogia.